Seguidores

Teledramaturgia Mexicana

Hola Amigos,

En esta sección solo voy a postear para los brasileños. Mi proposito es ver cuantas personas que viven en Brasil aprecian la (Novelas) Mexicanas. Perdon a los hispanos que me siguen, pero si entiendes el portugués puedes acompañarnos en este nuevo destejo.



CARROSSEL




Quem era criança no inicio da década de 1990 certamente se lembrará dessa novela. Eu tinha 7 anos na época e me lembro que assim que chegava da escola corria para frente da TV para ver a novelinha. Como não se lembrar da inesquecível professora Helena  e seus alunos, todos queriam ter a sua professora Helena, e eu posso dizer que eu tive a minha. Minha eterna Tia Paula, bom voltemos a falar da novela.
  

Carrossel foi uma novela produzida pela Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas de 19 de janeiro de 1989 a 11 de Maio de 1990 no México e no Brasil foi transmitida pelo SBT em 20 de maio de 1991 a 21 de abril de 1992. Baseada em "Jacinta Pichimahuida, la maestra que no se olvida" novela argentina de 1964 que conta a história de um jovem professora que vai lecionar em um colégio rígido. Esta foi a primeira adaptação para a televisão dos contos infantis do escritor e dramaturgo Abel Santa Cruz, publicados nos anos 40 na revista argentina Patoruzú e reeditados nos anos 60 em um livro de titulo "Cuentos de Jacinta Pichimahuida".
A trama de "Jacinta Pichimahuida" ganhou no ano de 1983 um remake também argentino, chamado "Señorita Maestra", em forma de seriado, e mais tarde, em 1989, uma outra versão feita no México em forma de telenovela, intitulada Carrusel.

Não assisti "Jacinta Pichimahuida, la maestra que no se olvida" nem a série "Señorita Maestra", mas sei que ambas foram inspiradas nos contos infantis de Abel Santa Cruz.



Para protagonizar Carrossel foram escalados Gabriela Rivero e 15 crianças que fariam a classe do 3º Ano do Ensino Fundamental  (entre os novatos está Ludwika Paleta que continua na carreira de atriz até hoje), Algusto Benedico e Armando Calvo, etc..

Gabriela Rivero é Helena uma jovem professora com tratada para lecionar na Escola Mundial e essa tem que lidar com os dramas cotidianos de uma turma do ensino fundamental. Ludwika Paleta (Maria Joaquina) e Pedro Javier Viveros (Cirilo) protagonizam na minha opinião um dos maiores dramas da trama: o preconceito. Beatriz Moreno com sua Diretor Olivia e a professora Matilde (Raquel Paskowsky) pretendiam fazer a vida da professora Helena impossível. E a Turminha do 3º ano vivem mil e uma aventuras juntos e descobrem os prós e os contras da vida e procuram resolver seus problemas com alegria e descontração, sempre com o auxilio e carinho da Professora Helena, que servia como uma segunda mãe para eles.


O bondoso velhinho Firmino é o porteiro e faz tudo da Escola Mundial. Ele tem que lidar com as travessuras das crianças na escola. O personagem é vivido por dois atores Augusto Benedico na primeira fase da novela e Armando Calvo na segunda. Outro drama da novela que também é protagonizado por Firmino é quando a Diretora Olivia resolve despedir Firmino o velhinho fica tão deprimido que as crianças e até a professora Helena falam com a diretora para que ela não o despeça.


No meio da novela Gabriela Rivero tem que se afastar devido a um problema na voz e por isso fazem com que sua personagem sofra um acidente e fique um tempo sem aparecer. Nisso a professora Suzana ocupa seu lugar enquanto Helena se recupera.

Novela fez um grade sucesso no México e no Brasil, sendo lembrada como uma das melhores novelas do SBT. Ao total foi reprisada em 1993,1995 e 1996. O sucesso foi da novela e da personagem Professora Helena foi tanto que Gabriela Rivero, a atriz que a interpretava, visitou o país na época, sendo esperada por cinco mil pessoas, e desceu a rampa do congresso Nacional junto com o então presidente Fernando Collor de Mello. Já foi duas vezes reprisada no México pela reprise televisa em 1993 e 1997.

Alem dessa versão a Televisa fez mais duas versões. A de 1992 chamada Carrossel das Américas tendo outra vez como protagonista Gabriela Rivero. Essa versão foi produzida em comemoração aos 500 anos do descobrimento da América e foi transmitido para toda América Latina via satélite.Apresentada como uma "continuação" da anterior, acabou se tornando um remake desta. Exibida pelo SBT em 1996, ela não obteve o mesmo sucesso no Brasil que a anterior.

Viva as Crianças! - Carrossel 2 foi também produzida no México pela Televisa em 2002 e embora o começo de Vivan los Niños seja quase a mesma história de Carrossel de 1989, nos capítulos seguintes foram adicionadas tramas inéditas que não estavam na trama de 89. Essas histórias novas eram mais fantasiosas, como por exemplo uma onde um cientista meio "desequilibrado" inventa uma maquina de encolher pessoas, e começa a capturar as crianças para cria-las em uma caixa, onde ele construiu uma cidade em miniatura. Durante os capítulos posteriores ocorre mais uma trama fantasiosa onde um menino alienígena se torna amigo das crianças da escola. Em outra história inédita na outra versão, o pai do menino pobre Guilherme ou "Memê" (que corresponde ao personagem "Mário" na versão de 89) perde a guarda do filho para sua sogra a avó materna do menino, uma mulher rica chamada Porfia. Na trama a avó não deixava que o neto visse o pai, e ele então se disfarça de uma velha empregada chamada Guilhermina (parecido com o que ocorre no filme "Uma Babá Quase Perfeita"), e começa a trabalhar na casa da avó do menino, sem que ninguém desconfiasse do disfarce. A novela "Vivan los Niños" foi exibida no Brasil em 2003, também pelo SBT, porem não obteve o mesmo sucesso que "Carrossel" de 89 obteve no Brasil.   


E quem não lembra do tema de abertura da novela:


Carro-céu

Super Feliz

Entre duendes e fadas
A terra encantada
Espera por nós
Abra o seu coração
Na mesma canção
Em uma só voz
Entra, vem no picadeiro
Pintar essa cara
Com tinta e pó
Deixe a criança
Escondida esquecida
Esquecer
Que ela é avó
Refrão:
Embarque nesse carrossel
Onde o mundo faz de conta
A terra é quase o céu.
(4x)
No nosso circo maluco
Você é de tudo
Até super herói
Você é a roda-gigante
O anão elefante
O índio cowboy
Venha, não perca o seu tempo
Que até a idade
Se pode escolher
Venha ser uma criança

Girar nessa dança
Ser o que quiser
Refrão





Gaby Rivero, a inesquecível professora Helena de Carrossel

Como esquecer a carinha doce e terna da professora Helena da novelinha infantil Carrossel. Quem era criança no inicio dos anos 90 certamente se lembrará. Gabriela Rivero é o nome da atriz que deu vida a professorinha.  e a seguir um pequena biografia de Gaby como é conhecida.

Professora Helena - Carrossel 1991


Gabriela Rivero Abaroa naceu no México na Cidade do México em 15 de setembro de 1964. É filha de María de Lourdes Abaroa e Mario Rivero. Começou sua carreira como modelo e bailarina. Em 1984 apresentou o programa juvenil Xe-Tu ao lado de René Casados também é convidada do programa La Hora del Gane e depois de várias telenovelas como El Camino Secreto (ao lado de Daniela Romo), Carrusel (ao lado de Algusto Benedicto), Al Filo de la Muerte (ao lado de Humberto Zurita), etc. Foi apresentadora do programa El Club de Gaby em 1993, depois de lançar um disco infantil com o qual obteve bastante sucesso. Faz o filme Una Maestra con Ángel em 1994 e participou de várias peças teatrais como El Carrusel Magico, El Mago de Oz, Don Juan Tenório (obra que Gonzalo Vega colocava em cena a cada ano), Las Quiero a las Dos como Julia e Cenicienta como a protagonista de mesmo nome. Lançou três discos El Club de Gaby, Imaginación, El Club de Gaby Al Rescate e Ellas Cantan a Cri-Cri.

Gaby no SBT em 2012


    Participou do programa Diespierta América em Miami, lugar onde reside por vários anos depois de se casar com o fotografo Francisco Luis Ricote em 12 de junho de 1993 e com quem é casada até hoje. Teve três filhos Galo, Lara e Maya.

Fortunata - Paixão 2007


Gabriela Rivero teve fama internacional no final dos anos 80 com a telenovela Carrusel onde interpreta a professora Helena essa história foi levada ao Brasil onde receberam Gaby como uma rainha. Depois de interpretar Mariela na novela Al Filo de la Muerte repete sua personagem Professora Helena na novela Carrusel de las Américas (1992) novela que faz parte da Cadena de las Américas, programa criado para o Quinto Centenário do Descobrimento da América em 1992. Em 1997 protagoniza a telenovela Sin Ti onde compartilha créditos com René Strickler  e 7 anos depois voltas as telenovelas mexicanas em Corazones al Límite onde interpreta Sonia, em 2005 interpreta Lucrécia em Piel de Otoño e em 2007 interpreta Fortunata uma solteirona que fofoca com as vizinhas da cidade. Nesta telenovela compartilha créditos com Fernando Colunga e Susana Gonzaléz além de sua filha Maya, todas as novelas foram transmitidas pelo Canal de las Estrellas da Televisa. Em 2011 interpretou Teresa em Corazón Apasionado. Em 2012-2013 interpretou Laura Cruz em El Rostro de la Venganza. Em 2013-2014 interpreta Carlota Mendonza em Lo Que la Vida me Robó.

Mariela Foret - Al Filo de la Muerte 1991


  Em 2009 participou do programa Necesito Una Amiga, ao lado de Mimi Lazo, onde resolviam casos de gente que mandavam suas cartas solicitando a ajuda de uma amiga, muito lembrada a frase dita pelas duas que diziam que se você precisava de uma amiga, "aqui tem duas". Programa transmitido pela Univisión. Participou de outros programas como Muévete em 2006 e 2007, Tere, emociones y sentimentos em 1999. Apresentou Premios Tv y Novelas ao lado de René Strickler e Roberto Vander em 1998.  Mi Sueño es Bailar como participante em 2013. Concorreu aos premios Tv y Novelas em 1987 como melhor revelação feminina pela novela El Camino Secreto e em 1986 como melhor apresentadora revelação pelo programa Xe-Tu e ganhou em ambas indicações.

Fonte: Wikipedia




Vovô e Eu

Hoje vamos falar da novela Vovô e Eu desta vez não comentarei muito, pois me lembro muito vagamente desta novela. Usarei somente as informações que  encontrar na internet. Vamos começar então.



O titulo original da novela é El Abuelo y Yo. Foi uma telenovela mexicana que foi ao ar em 1992 pela Televisa, dirigida por Juan Carlos Muñoz. Foi em Vovô e Eu que Grael García Bernal e Ludwika Paleta iniciaram suas carreiras. 




A novela foi reapresentada no Brasil pelo extinto canal TLN entre 21 de maio a 14 de setembro de 2012.

A novela conta a história de Alejandra e Daniel duas crianças que vivem em mundos totalmente diferentes, mas que terminam unidos pela amizade e os sonhos. Alejandra é uma menina doce e terna que vive em um mundo de jardins, contos de fadas e sonhos de cristal, tem vestidos charmosos e infinidades de brinquedos. É uma menina cheia de fantasias e desejos de aventuras mágicas. 
Seus pais são muito ricos e possuem de tudo o que seus desejos alcançam e imaginam. Mas esse mundo está muito longe de Daniel, um menino que ficou órfão, que fez das ruas sua casa, pois com a morte de sua mãe, ele ficou desamparado, não conhece seus parentes, só sabe que o pai de sua mãe nunca a perdoou por ter se casado e a tirou de sua vida. 
Agora Daniel só tem dinheiro para comprar um bom par de sapatos.




  O pequeno Daniel, que vive com seu cachorro "Anselmo", primeiro conhece seu Joaquim um velho musico concertista que agora se tornou mal-humorado e solitário, Daniel acredita que os dois possam ser grandes companheiros, sem imaginar que ele é na verdade seu avô, Daniel depois conhece Alejandra e juntos começam a recorrer novos mundos cheios de diversão e tudo graças ao seu avô .




 Seu Joaquim se converte em seu guia e os ensina o verdadeiro significado da amizade e a como seguir sendo crianças. O avô não só dá seu apoio e carinho, mas os ensina a usar a imaginação para viajar por mundos estranhos e sonhar coisas que as crianças haviam deixado de fazer para tentar resolver problemas que não lhes correspondiam.




A novela possui duas trilhas sonoras. A primeira é a original lançada em 1992 pela gravadora Melody constituída por canções interpretada pelo próprio elenco. A segunda foi somente lançada no Brasil pela gravadora RCA, durante a exibição da novela também em 1992 pela emissora SBT constituída por outras canções interpretadas por artistas brasileiros.

Aqui vão algumas curiosidades sobre a novela:
  • Assim como na novela Carrossel, Vovô e Eu foi o 2º melhor sucesso da televisão brasileira para o publico infantil. Sendo exibida com a ingrata missão de manter o ibope da novela anterior, a trama marcou 15 pontos de média durante sua exibição de abril a agosto de 1992, seis a menos em relação a Carrossel, mas um bom índice que foi mantido por Chispita, que foi reprisada em seguida e a ultima naquela época a retratar uma história infantil.
  • Duas atrizes da novela Carrossel aparecem na novela Vovô e Eu, com personagens invertidos Ludwika Paleta que interpretou a malvada Maria Joaquina interpretou a bondosa Alejandra, e Flor Edwarda Gorrola interpretou a bondosa Carmem interpreta a malvada Yoya.

  • O que deixou muitos telespectadores foi o acidente de Alejandra após sofrer uma queda depois de cair de um muro, e o reencontro de Daniel com seu cachorro Anselmo, que o levou a morte após ser atropelado por um carro depois de salvar a vida de Daniel.
  • A atriz Dominika Paleta irmã de Ludwika Paleta, teve uma participação especial atuando em um capitulo.
  • O tema de abertura no Brasil era Vovô e eu, interpretado pela cantora infantil Kelly.
No ano de 2003 a Televisa realizou um remake desta telenovela, intitulada De Poucas, Poucas Pulgas com Ignacio López Tarso, Santiago Miranbent e Natasha Dupeyrón interpretando, respectivamente, os personagens que interpretaram Jorge Martínez de Hoyos, Grael García Bernal  e Ludwika Paleta.


A novela concorreu aos prêmios Tv y Novelas no mesmo ano como Melhor Ator. Indicado:  Jorge Martínez de Hoyos. Melhor Ator Infantil. Indicado: Grael García Bernal e Melhor Atriz Infantil. Indicadas: Ludwika Paleta e Flor Edwarda Gurrola. Os dois primeiros ganharam.


Fonte: Wikipedia

Ludwika Paleta, a eterna Maria Joaquina de Carrossel





Ludwika Paleta Paciorek nasceu na Cracóvia em 29 de novembro de 1978. Filha do violinista Zbigniew Paleta e da artista plástica Barbara Paciorek Paleta, é irmã da atriz Dominika Paleta. Obteve seu primeiro papel aos 10 anos quando sua irmã Dominika a levou para para um teste para participar de uma das novelas mais memoráveis da América Latina, a novela infantil Carrossel interpretando a esnobe, vilã, egoísta e racista Maria Joaquina Villaseñor.

Como Maria Joaquina em Carrossel em 1989

Três anos mais tarde foi a protagonista na novela Vovô e Eu que deu vida a Alejandra, ao lado do já famoso Grael García Bernal. Algum tempo depois ela se afastou das telas, e foi para a Europa estudar e retornou ao trabalho só em 1996, dando nova vida a uma personagem chamada Maria dos Anjos, com o apelido de Tita, filha adotiva de Thalía na novela Maria do Bairro.

Alejandra e Tita

Depois atuou em Huracán no ano de 1998, com Angélica Rivera e Eduardo Palomo. Nesse mesmo ano ela participou da novela Chiquititas e interpretou Zoé, amante do inspetor Peterlongo, interpretado por Fernando Colunga. Nesse tempo conheceu Plutarco Haza por quem se apaixonou, casou e teve um filho chamado Nicholas.

Com seu ex marido Plutarco Haza e seu filho Nicholas

Quando seu filho completou um ano de idade decidiu que já tinha passado um período razoável de tempo afastada das telas e aceitou o convite para estrelar a novela de Emilio Larrosa, Amigas e Rivais. Nesta novela deu vida a Jimena de la O uma garota muito desorientada, alcoólatra e drogada.

Como Jimena em Amigas e Rivais em 2001

Em 2003 participou da novela Menina...amada Minha interpretando a personagem Carolina. No mesmo ano se aventurou no mundo do cinema, um dos papeis no filme Corazón de Melón.  Em 2004 atuou em Mujer de Madera ao lado de Jaime Camil, Edith Gonzalez e Adamari López, outra novela de Emilio Larrosa. Apesar de ter se casado com Plutarco Haza em 1997 foi em 18 de dezembro de 2004 que se casou na igreja. Em 2005 ela participou de um curta-metragem de Lorena Maza.

Carolina e Aida

Em 2006 na novela Duelo de Pasiones ao lado de Sergio Goyri, Erika Bunenfil e Pablo Montero com quem dizem que teve um romance fugaz que ameaçou seu casamento. Nesse mesmo ano posa pela primeira vez com pouca roupa para uma revista masculina.

Com  o ator Pablo Montero em Duelo de Pasiones

Em 2007 participou da novela Palabra de Mujer, sob a produção de José Alberto Castro e no filme Polvo de Ángel ao lado de Plutarco Haza e Julio Bracho. Mais tarde no mesmo ano voltou a trabalhar com o marido em El Libro de Piedrafitas e Propiedad Ajena.

Como Paulina Álvarez y Junco em Palabra de Mujer em 2007

Em agosto de 2008 anunciou sua ruptura definitiva com Plutarco Haza, após onze anos de casamento. Algumas semanas mais tarde começou um relacionamento com o ator cubano Alberto Guerra; meses depois ela terminou esse relacionamento.

Já em 2009 Ludwika se mudou com seu filho para protagonizar a novela mexicana Los Exitosos Pérez, ambientada na Argentina, um remake da série argentina Los Exitosos Pells.

Como Sol Duarte  em Los Exitosos Pérez em 2009

No ano de 2010 participou de duas peças teatrais considerada grandes sucessos, No Sé si Cortarme las Venas o Dejarmelas Largas e Un Dios Salvaje.

Em 2012 fez uma participação na novela Abismo de Pasión, atuando ao lado de Alejandro Camacho, Sabine Moussier e César Évora. Ainda nesse mesmo ano atuou com sua irmã, Dominika Paleta na peça teatral La Madriguera.

Como Estefanía Bouvier de Castañón em Abismo de Pasión em 2012

Neste mesmo ano ficou noiva de Emiliano Salinas, filho do ex presidente mexicano Carlos Salinas, com quem namora há cerca de dois anos

Em 23 de abril de 2013 se casou com Emiliano Salinas a cerimônia foi realizada em Mérida, no México, em uma fazenda onde reuniu cerca de 700 convidados.

No seu casamento com Emiliano Salinas em 23 de abril de 2013

Ludwika concorreu aos premios Tv y Novelas três vezes em 1990 na categoria Melhor Atriz Infantil por Carrossel, em 1992 na mesma categoria por Vovô e Eu e em 1996 na categoria Melhor Atriz Juvenil por Maria do Bairro.

Fonte: Wikipedia




Gael García Bernal Um Ator Multifacético



Gael García Bernal nasceu em Guadalajara no México em 30 de novembro de 1978. Filho de pais atores, José Ángel García e Patricia Bernal iniciou sua carreira na televisão, participando da versão de 1989 da novela mexicana Teresa. Desde então participou de numerosas produções de diversos países: México, Espanha, Inglaterra e Brasil.

Começou sua carreira de ator muito cedo, atuou na produção da rede Televisa a novela Vovô e Eu, interpretando o órfão Daniel ao lado da atriz Ludwika Paleta.

Como o Órfão Daniel em Vovô e Eu em 1992

É formado pela Central School of Speech and Drama em Londres, onde viveu alguns anos. Salienta seus melhores trabalhos cinematográficos de maior relevo: "Amores Perros" de Iñarritu; "Sin Noticias de Dios" de A. Díaz Yanes; "Y Tu Mamá También" de Afonso Cuarón; "Vidas Privadas" de Fito Páez; "El Crimen del Padre Amaro" de Carlos Carrera; "Má Educação" de Pedro Almodóvar e "Diarios de Motocicleta" de Walter Salles. Recebeu no Festival de Veneza em 2001 o premio Marcello Mastroianni, por sua interpretação em "Y Su Mamá También" de Afonso Cuarón.


A biografia de Gael está incluída na Enciclopédia Britânica. A revista People o incluiu nas listas de "Artista Melhor Vestido", "Solteiro Mais Desejado" e "Las 50 Bellezas Latinas". A revista GQ, o elegeu um dos "Homens do Ano" em 2004, ao lado de Tom Cruise e o britânico Jude Law.

Gael já se relacionou com a atriz Natalie Portman e atualmente vive com a companheira, a atriz argentina Dolores Fonzi, com quem namora desde 2008. Da união do casal vieram dois filhos: Lázaro nascido em 8 de janeiro de 2009, em Madrid, na Espanha, e Libertad nascida em 4 de abril de 2011 em Buenos Aires na Argentina.

Fonte: Wikipedia

  

  Chispita




Quem não lembra da abertura dessa novela. A mão de uma pessoa montando um quebra-cabeça com a imagem de uma criança num bosque e que no final ficava faltando uma peça que representava rosto da mãe. Assim era a abertura de Chispita novela mexicana que foi feita pela rede de televisão Televisa transmitida entre 1982 e 1983. Esta foi a primeira novela de Lucero que estrelou um personagem principal. No Brasil foi exibida pelo SBT pela primeira vez em 1984 (ano em que eu nasci, mas vi em uma das 7 reprises do SBT) e teve diversas reprises.

Lucero e Angélica Aragón

Maria Luisa interpretada por Angélica Aragón e seu marido sofreram um terrível acidente de carro, o marido morre e ela perde a memória, a partir dai ela não consegue lembrar de absolutamente nada.

Após este lamentável acidente, Maria Luisa não se lembra que ela tinha uma filha, Isabel personagem de Lucero que se torna uma órfã e é levada para o orfanato do padre Eugenio interpretado por Gastón Tuset, onde ela começa a viver e crescer.

Quando Isabel completa 10 anos, ela é adotada por Don Alejandro personagem de Enrique Lizalde, um homem respeitável, generoso, viúvo e com 2 filhos: Juan Carlos e Lili.



Quando Isabel é levada para casa ela imediatamente se identifica com Gloria (Alma Delfina), a empregada que se torna sua grande amiga, assim co Juan Carlos, mas isso não acontece com Lili e Irene sua tutora, as duas tornam a vida impossível para Isabel.

Como um milagre Bertha (Hilda Aguirre) aparece, ela é irmã de caridade que leva Maria Luisa para trabalhar no orfanato em que Isabel viveu por muitos anos e que ainda frequenta e ela mantem contato com Isabel, Bertha quer convencê-la a procurar a mãe, devido ao seu estranho desaparecimento.

Entretanto Maria Luisa tem outro nome todos a chamam de Lucia devido a sua falta de memória quando Lucia começa a trabalhar no orfanato do padre Eugenio e se encontra com Isabel, Lucia passa a ajudar aos outros inclusive sua filha Isabel, sem conhecer seus laços de sangue.

Nessa bela história de encontros e desencontros, no fim da trama Lucia lembra do seu passado, se lembra da história triste que viveu e se casa com o protetor de sua filha Isabel o homem que também sempre a ajudou na procura da verdade esquecida.

Chispita é o remake da novela argentina Andrea Celeste produzida em 1979 e estrelada por Andrea Del Boca. Raul Taibo e Ana Maria Picchio. Em 1996, a Televisa fez um remake da novela intitulada Luz Clarita com Daniela Luján, Ximena Sariñana e César Évora.

Remakes de Chispita: 1. Andrea Celeste - Argentina e 2. Luz Clarita - México 1996 
  
Algumas Curiosidades sobre a novela:


  • No Brasil teve diversas reprises, as últimas reprises pelo SBT foram em 1992 (que chegou a picos de 17 pontos de audiência) e em 1996.  A novela foi reprisada em 1997 pela CNT em vários horários. Durante a reprise de 1992, o SBT relançou a trilha sonora de 83 com capa nova. Lucero protagonizou a trama na época que seu nome era Lucerito. Enrique Lizalde e Angélica Aragón protagonizaram a trama.
 



  • Durante muito tempo essa foi a única trama de Lucero exibida no Brasil até Laços de Amor, em 2006. Em 2010, a atriz pode ser vista novamente na pele de Bárbara Greco, a grande vilã da novela Amanhã é para Sempre, exibida pela CNT, que marcou uma boa audiência para os padrões da emissora.
  • Quando a novela foi exibida pela  primeira vez, o sucesso foi tão grande que a emissora passava os capítulos a conta-gotas. Tanto que Chispita, mesmo sendo uma novela curta, ficou no ar de março a novembro de 1984, sendo exibida em dois horários. O desempenho surpreendeu a própria Lucero, que confessou numa entrevista a Augusto Liberato, no Viva a Noite, em 1986 não imaginar que Chispita  no Brasil teria a mesma repercussão que no México. Já em 1992 a novela ficou no ar durante quatro meses do início de agosto ao final de novembro, mas com a exibição de uma hora, substituindo e mantendo o público de Vovô e Eu, que foi bem recebida pelo público, mesmo sucedendo o estrondoso sucesso Carrossel.
  • Um fato curioso é que a abertura da novela era um plágio da abertura de Pai Herói, novela de Janete Clair exibida anteriormente pela Rede Globo entre janeiro e agosto de 1979, no horário das 20 horas. Nos dois casos era a montagem de um quebra-cabeças, cuja gravura era uma criança em um bosque. Ao final, sempre faltava a peça que representava a figura do pai ou da mãe. Havia ainda, nos dois casos, créditos em ângulos.  

      Fonte: Wikipedia







Lucero, “A Namoradinha da América”




Começo com uma comparação este poste. Assim como aqui no Brasil temos a Namoradinha do Brasil que é a Regina Duarte, Lucero é considerada na América Latina A Namoradinha da América.

Lucero Hogaza León, também conhecida como Lucero, Lucerito e La Novia de América. É uma atriz, cantora, compositora e apresentadora mexicana. Conhecida por interpretar Isabel na telenovela Chispita, as trigêmeas María Paula, María Guadalupe e María Fernanda em Lazos de Amor, María Hipólita em Alborada, que lhe rendeu o Emmy Latino de "Melhor Atriz",Valentina em Soy Tu Dueña, e Helena Moreno Romero em Por Ella... Soy Eva. Como cantora, Lucero já vendeu mais de 27 milhões de cópias de seus discos e gravou canções em espanhol, inglês e português e como apresentadora, a artista apresentou o Teletón México entre 1997 e 2002 e em 2010, o Teletón USA em 2012 e 2013, o Prêmio TVyNovelas por quatro vezes em 1989, 1991, 2005 e 2007, o Grammy Latino por cinco vezes em 2006, 2007, 2010, 2011 e 2013, e o reality show Yo Soy el Artista atualmente. Além de ter sido a artista que mais alcançou o topo das charts Latin Pop Albums e Top Latin Albums da Billboard, Lucero é considerada a atriz mexicana que mais ganhou o Prêmio TVyNovelas. Em 2013, entrou na lista "Los 50 Más Bellos" da People en Español e também foi nomeada "A Rainha das Novelas" pela revista.

Vida precoce:
Lucero nasceu na Cidade do México em 1969. É filha de Luz María "Lucero" León Saubinet e de António Hogaza López (falecido em 2001) e irmã de António Hogaza. Na infância, sofria de dislexia, problema em que tinha dificuldade de ler e escrever. Somente conseguiu superar com ajuda de seu irmão, cujo a ensinou a ler e escrever antes de Lucero finalmente ingressar em uma escola. Aos nove anos, por motivos pessoais, Lucero e sua família se mudaram para cidade de Satelite, em Naucalpan, onde conseguiram se estabilizar.

Carreira:
1980–1989: Início e ascensão:
Aos dez anos, Lucero passou a se interessar bastante pela vida artística, tanto que já realizava pequenas apresentações para sua família e amigos. Vendo que Lucero tinha esse grande interesse, sua mãe acabou levando-a para a emissora mexicana Televisa, para fazer testes para programas de televisão. Em 1980, após vários testes, Lucero acaba enfim conseguindo o posto de apresentadora de um programa infantil da emissora, Alegrías de Mediodía. Em 1982, a esta altura já sendo considerada uma menina prodígio e usando como nome artístico seu diminutivo, "Lucerito", Lucero participa como apresentadora do festival infantil Juguemos a Cantar, em que tinha como objetivo lançar novos talentos mirins na música. Além de apresentadora do festival, Lucero também gravou sua canção-tema, escrita por Sérgio Andrade, que posteriormente seria seu primeiro grande empresário.

Ainda em 1982, Lucero passa a integrar ao elenco da série infantil Chiquilladas, ao lado de Carlos Espejel, Alejandro Escajadillo e Ginny Hoftman. Na série, ela interpretou vários personagens, inclusive uma paródia do personagem Olive Oyl, do Popeye. Em Outubro, Lucero é convidada pelo apresentador do programa Siempre en Domingo, Raúl Velazco, para participar de um outro festival infantil: América, Esta Es Tu Canción. Novamente, Lucero interpretaria a canção-tema do festival. Devido ao sucesso do festival e de sua canção-tema, Lucero passou a ser nomeada pela imprensa mexicana com o epíteto de "La Novia de América".

Em Janeiro de 1983, Lucero se firma ao lançar seu primeiro álbum de estúdio Te Prometo pela gravadora mexicana Musart, cujo rendeu aproximadamente 150 mil cópias conquistando o disco de ouro no México. Em Fevereiro do mesmo ano, por estar crescendo e pensando em outros projetos, Lucero se despede de Chiquilladas e após mais testes, acaba conseguindo seu primeiro papel protagonista interpretando a órfã Isabel na novela Chispita, contracenando com Angélica Aragón e Enrique Lizalde. A trama fez bastante sucesso no México, chegando a ser transmitido em outros países posteriormente. No Brasil, a trama foi exibida oito vezes pelo SBT entre os anos de 1984 e 1996,13 sendo considerada até hoje a mais reprisada pela emissora, e uma vez pela CNT em 1997. No ano seguinte por seu trabalho em Chispita, Lucero conquista o Prêmio TVyNovelas na categoria "Melhor Atuação Infantil" e o Azteca de Oro pela mesma categoria. Por Chiquilladas, Lucero ganhou o Prêmio El Heraldo de "Melhor Atriz Infantil". Ao mesmo tempo, Lucero protagoniza Coqueta, seu primeiro longa-metragem ao lado de Pedro Fernández.

   

Lucero como Isabel em Chispita



Ainda em 1984, Lucero acaba participando do Festival da OTI, onde canta sua nova canção "Música". Durante o festival, Lucero foi creditada como autora da canção, porém muito se especulou que seu próprio empresário, Sérgio Andrade, escreveu a canção mas deu o crédito a Lucero. No fim de 1984, a artista lança seu segundo álbum de estúdio, Con Tan Pocos Años, em que representa uma maturidade musical de Lucero. O álbum superou as vendas do primeiro com 200 mil cópias vendidas e conquistou o disco de platina no México. No fim do ano, Lucero protagoniza seu segundo filme, Delincuente, novamente ao lado do ator Pedro Fernández.

No início de 1985, Lucero se prepara para lançar seu terceiro álbum, Fuego y Ternura. É o primeiro da artista a ser constituído por canções compostas por vários artistas como Joan Sebástian e Prisma. Fuego y Ternura obteve um êxito maior, obtendo 250 mil cópias vendidas, conquistando o disco de platina no México. Em Abril, Lucero protagoniza seu terceiro filme, Fiebre de Amor, ao lado do também cantor mexicano Luis Miguel.O filme foi o mais visto daquele período, chegando a ficar até seis meses em exibição. Foi aproveitado para também lançar a sua trilha sonora, em que Lucero interpreta as canções "Siempre Te Seguiré" e "Todo el Amor del Mundo", este sendo com Luis Miguel. Por Fiebre de Amor, Lucero conquistou a Diosa de Plata na categoria "Melhor Revelação Feminina".

Em 1986, lança o álbum Un Pedacito de Mí, seu último álbum para a gravadora Musart.1 Obteve aproximadamente 300 mil cópias vendidas, conquistando o disco de ouro e platina no país. No ano seguinte, Lucero protagoniza seu terceiro filme, Escápate Conmigo, em que contracena com seu futuro marido, o ator Manuel Mijares.1 Seu primeiro álbum lançado pela gravadora Melody, foi a trilha sonora do filme. No fim de 1987, Lucero estréia no teatro com a peça Don Juan Tenorio, contracenando com Gonzalo Vega.

Em 1988, Lucero lança seu quinto álbum de estúdio, Lucerito, que vendeu aproximadamente 400 mil cópias conquistando o disco de platina. No período de cinco meses, foram lançados as canções "Milliones Mejor Que Tú", "No Me Hablen de Él" e os covers "Tu Amiga Fiel" e "Vete con Ella", todos tendo bons desempenhos em seu país natal, na Espanha, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica e EUA.

O ano de 1989 foi representativo para a carreira de Lucero. Além de comemorar dez anos de trajetória, a artista protagoniza seu quinto filme, Quisiera Ser Hombre, em que interpreta Manuela, uma moça que passa a se disfarçar de homem para poder integrar no mercado de trabalho. Em Junho, lança um dos álbuns mais bem sucedidos e marcantes de sua carreira, Cuéntame. Seu principal single, "Cuéntame", permaneceu por dez semanas em primeiro lugar nas rádios mexicanas (até Fevereiro de 1990), além de obter grande êxito em outros países da América Latina. Produzido na Europa, o álbum obteve 800 mil cópias vendidas no México, conquistando o disco de platina. Na América Latina, obteve 400 mil cópias vendidas conquistando o disco de platina e ouro. Por Cuéntame, Lucero ganha o Prêmio Galardón a los Grandes na categoria "Melhor Cantora".19 Posteriormente, a canção "Cuéntame" foi incluída na lista As 100 Melhores Músicas em Espanhol dos Anos 80" da VH1.

1990–1999: Mariachi e consolidação
Após oito anos afastada das novelas, Lucero é escolhida para protagonizar Cuándo Llega el Amor ao lado de Omar Fierro, Nailea Norvind e Guillermo García Cantú. Mesmo não tendo nenhuma divulgação por parte da artista, o tema musical da novela passa a obter o primeiro lugar nas rádios mexicanas pelo período de seis meses, fazendo com que lançassem a trilha sonora da trama. Mesmo gravando a novela, a artista lança seu sexto álbum de estúdio Con Mi Sentimiento. O álbum representa o início de um outro caminho paralelo que Lucero escolheria seguir: lançar álbuns com músicas do gênero mariachi.1 Este seria o primeiro de muitos que a artista lançaria em sua carreira, além de também ser o primeiro a não nomeá-la como "Lucerito" e sim como "Lucero". Mesmo não tendo divulgação por conta de Lucero estar comprometida com a novela, Con Mi Sentimiento obteve bom desempenho nas vendas, conseguindo 500 mil cópias vendidas e conquistando o disco de ouro e platina no México. Além disso, o álbum fez Lucero estrear na Billboard, alcançando a nona posição na Billboard Regional Mexican Albums. Pelo trabalho em Cuándo Llega el Amor e Con Mi Sentimiento, Lucero ganha o Prêmio TVyNovelas nas categorias "Melhor Atriz Juvenil" e "Melhor Cantora Juvenil", o Prêmio El Heraldo também por "Melhor Cantora Juvenil" e o Galardón dos Grandes por "Melhor Cantora".19 No mesmo ano, Lucero protagoniza o filme Deliciosa Sinvergüenza, interpretando uma ladra profissional que usa vários disfarces para fugir da polícia.

Em 1991, Lucero lança o álbum Sólo Pienso en Tí, o primeiro a ser produzido em parceria com Rafael Pérez Botija. Para divulgação do álbum, Lucero investe em uma grande tour, passando por Chile, Venezuela, EUA, Guatemala, Panamá, Porto Rico, Colômbia, Equador, Perú e Argentina. Os singles "Ya No" e "Electricidad" obtiveram grandes desempenhos nesses países alcançando a sétima e quinta posição respectivamente na Hot Latin Songs da Billboard. O álbum em sí, alcançou a sétima posição na Billboard Latin Pop Albums.

Em Fevereiro de 1992, Lucero participa pela primeira vez do Festival Internacional da Canção de Viña del Mar, no Chile e conquista a Medalha por sua exitosa apresentação e é nomeada a rainha do festival. Ainda no Chile, Lucero recebe o disco de platina por Sólo Pienso en Ti e na Argentina, recebe o disco de ouro. Em Março, Lucero volta a se dedicar a música mariachi lançando o álbum Lucero de México. O álbum obteve grandes vendas alcançando aproximadamente 1 milhão de cópias, sendo considerado um dos álbuns de mariachi mais vendidos da história da música mexicana. Com isso, o álbum conquistou o disco de dupla platina no país além de render a Lucero os prêmios de "Melhor Cantora de Ranchera" do Prêmio TVyNovelas e os prêmios El Heraldo, Aplauso e Antena, todos pela categoria "Melhor Cantora".19

Em 1993, Lucero lança seu décimo álbum de estúdio levando seu próprio nome. Lucero foi gravado em Madrid, na Espanha e seu principal single, "Veleta", se converte em uma das canções mais conhecidas da artista. O álbum obteve 400 mil cópias vendidas e alcançou a décima posição na Billboard Latin Pop Albums e a 13ª posição na Billboard Top Latin Albums. No mesmo ano, protagoniza a novela Los Parientes Pobres ao lado de Ernesto Laguardia e Chantal Andere. Por seu trabalho na novela, Lucero ganhou o Prêmio TVyNovelas de "Melhor Atriz Juvenil"17 e foi indicada por sua canção-tema que interpretou, além de conquistar o Prêmio ACCA e ACE de "Melhor Atriz" e o Eres de "Melhor Canção-Tema" e "Melhor Cantora".19

Em Fevereiro de 1994, Lucero volta a se apresentar no Festival de Viña del Mar em um concerto para 40 mil pessoas. Em Março, lança seu décimo primeiro e também o terceiro álbum com músicas do gênero mariachi intitulado ¡Cariño de Mis Cariños!. O álbum contêm oito covers e quatro músicas inéditas. Obteve 400 mil cópias vendidas, conquistando o disco de platina no México e obtendo a 13ª na Billboard Top Latin Albums e a segunda na Billboard Regional Mexican Albums. No mesmo ano, ganha os prêmios TVyNovelas, El Heraldo, Aplauso, Bravo e Furia Musical pela categoria "Melhor Cantora" pelo álbum Lucero.

Em Maio de 1995, sem muito alarde, Lucero lança seu 12º álbum, Siempre Contigo. Foi gravado na Espanha e contou com a participação da Orquestra Filarmônica da República Checa. Obteve 500 mil cópias vendidas e conquistou a 15ª posição na Billboard Top Latin Albums. No mesmo ano, pelo álbum ¡Cariño de Mis Cariños!, Lucero ganha Prêmio TVyNovelas, ACE de "Melhor Cantora" e o Diosa de Plata de "Cantora Popular de 1994"20 e o Prêmio Eres também de "Melhor Cantora", "Melhor Imagem" e um especial por sua trajetória. Ainda em 1995, Lucero é escalada para protagonizar a segunda novela mais bem sucedida de sua carreira, Lazos de Amor. Na trama, a artista interpreta trigêmeas: duas com boa índole e a terceira sendo a antagonista.5 No Brasil, o folhetim foi exibido em 2006 pelo SBT no período da tarde,21 porém, acabou sendo bruscamente picotado por conta da baixa audiência.22 Por conta dessa exibição, a artista acabou gravando o tema musical da novela em português, a qual acabou sendo incluída posteriormente na trilha sonora brasileira da novela mexicana La Fea Más Bella, que também estava sendo exibida pelo SBT naquele período.

Em 1996, Lucero é reconhecida pelo bom desempenho ao interpretar as trigêmeas em Lazos de Amor e pelo álbum Siempre Contigo, ganhando o Prêmio TVyNovelas de "Melhor Atriz" e "Melhor Cantora Feminina", o El Heraldo, Aplauso e Eres pelas mesmas categorias.1 Ganhou também o Prêmio Bravo de "Melhor Cantora" e o Diosa de Plata de "Melhor Atriz".23 Em Junho do mesmo ano, Lucero se apresenta no Auditório Nacional em comemoração aos seus dezesseis anos de carreira.


A cantora e atriz em Laços de Amor interpretando as trigêmeas Maria Paula, Maria Guadalupe e Maria Fernanda em 1996


Em Fevereiro de 1997, Lucero lança seu 13ª álbum, Piel de Ángel. Lucero escolheu dois produtores italianos para que contribuíssem para a mudança de repertório do álbum. Obteve aproximadamente 400 mil cópias vendidas e alcançou a 12ª posição na Billboard Latin Pop Albums e a 28ª posição na Billboard Top Latin Albums. Ainda em 1997, Lucero ganha os prêmios TVyNovelas, El Heraldo, Estrella de Plata na categoria de "Melhor Cantora" e também uma Medalha pelo Prêmio AcaFest. Em Outubro, Lucero vai ao Brasil como convidada a participar do II Encontro Mundial com as Famílias, em que cantou para o Papa João Paulo II.1 Sua participação rendeu o lançamento do EP Le Canta a la Virgen, em que consta as canções do gênero mariachi que Lucero interpretou ao Papa. Em Novembro, Lucero assume o posto de apresentadora principal e embaixadora do Teletón México.1 Pelo seu trabalho com o Teletón, Lucero consquistou vários prêmios como o Prêmio TVyNovelas, El Heraldo, Azteca de Oro e o Estrella de Plata.

Em 1998, Lucero lança seu quarto álbum de mariachi, Cerca de Tí. Este foi o último álbum que a artista gravaria para a Melody. Obteve 600 mil cópias vendidas conquistando o disco duplo de platina no México. Além de ser o último álbum para a gravadora Melody, Cerca de Tí também seria o último a entrar na Billboard até 2010. O álbum conquistou a 29ª posição na Billboard Top Latin Albums e a 12ª posição na Billboard Regional Mexican Albums. Pelo álbum, Lucero ganhou o Prêmio Galardón a los Grandes na categoria de "Melhor Cantora" e o Billboard Music Awards na categoria "Melhor Cantora de Ranchera".

Em Fevereiro de 1999, Lucero com seu então esposo Manuel Mijares conquista o Prêmio TVyNovelas de "Melhor Tema Musical" pela canção "El Privilegio de Amar", tema da novela de mesmo nome. Além disso, a artista ganhou outro Prêmio TVyNovelas, a Palma de Oro e uma homenagem do programa Al Fin de Semana devido aos seus vinte anos de carreira. No mês de Junho, Lucero realiza uma grande apresentação na Plaza de Toros interpretando seus grandes sucessos, seja do gênero pop e mariachi. O concerto levou a artista a lançar em Novembro seu primeiro álbum ao vivo, intitulado como Un Lucero en la México. O álbum conquistou o disco de ouro no México. Foi o primeiro a ser lançado pela gravadora Sony Music, após dez anos de Lucero na Melody.

2000–2009: Retorno às novelas, Regina e consagração

Em 2000, após quatro anos sem atuar, Lucero volta às novelas com a trama Mi Destino Eres Tú ao lado de Jaime Camil e Jorge Salinas.24 A trama foi uma das mais criticadas e controversas da carreira de Lucero. Isso porque foi abordado temas mais sérios em comparação às suas novelas anteriores, além de ter causado várias polêmicas em torno de cenas feitas pela artista.25 A maior delas foi que pela primeira vez, Lucero aparece nua em um dos capítulos.26 Alguns dias após a estréia da novela, a artista lança Mi Destino, um álbum um pouco mais ambicioso em relação aos anteriores.27 Lucero contribuiu para a composição de algumas músicas como "Mi Destino Eres Tú" (tema musical da novela), "Arde" e "Vamos a Cantar" (canção-tema do Teletón México daquele ano).27 Há também a canção "Don't Waste My Time", em que Lucero canta completamente em inglês. O álbum conquistou a 150 mil cópias, conquistando o disco de ouro. A Sony tinha a pretensão em fazer uma tour mundial para a divulgação do álbum Mi Destino, porém, devido a primeira gravidez de Lucero, o plano não se concretizou.



Lucero com Jaime Camil e Jorge Salinas em Mi Destino Eres Tú




Em Fevereiro de 2001, Lucero pela terceira vez volta ao Festival de Viña del Mar com pretensões de divulgar seu álbum, assim como para toda a América Latina. Por sua participação no festival, Lucero ganha a Gaviota de Plata.28 Em Abril, Lucero ganha o Prêmio TVyNovelas de "Melhor Atriz" pelo seu trabalho em Mi Destino Eres Tú.

Em 2002, Lucero volta a dar atenção para as músicas mariachi com o lançamento do álbum Un Nuevo Amor. O álbum obteve 800 mil cópias vendidas, conquistando o disco de ouro no México. Pelo álbum, Lucero recebeu uma indicação ao Prêmio Eres na categoria "Melhor Balada", porém perdeu para a cantora Rosana Arbelo.29

Em 2003, Lucero pela segunda vez ingressa ao teatro, protagonizando a peça Regina. A artista conseguiu o papel principal na peça após recusar atuar na novela Amor Real, por naquele período estar trabalhando na divulgação do álbum Un Nuevo Amor. Regina obteve grande êxito e rendeu 100 apresentações ao longo daquele ano.

Em 2004, a artista recebe o Prêmio Furia Musical por sua trajetória e em Outubro, resolve a se dedicar novamente a música mariachi com Cuándo Sale Un Lucero, seu primeiro álbum na gravadora EMI, após três anos na Sony. O álbum rendeu 50 mil cópias vendidas e o disco de ouro no México. Em 2005, Lucero ganhou o Prêmio TVyNovelas pelos seus 25 anos de trajetória, assim como a Calçada da Fama no Paseo de las Luminarias. Pelo álbum Cuándo Sale Un Lucero, a artista ganhou o Prêmio Orgullosamente Latino na categoria "Melhor Álbum Latino". Ainda em 2005, Lucero volta a protagonizar um longa-metragem após 15 anos. Zapata: El Sueño del Héroe foi lançado em Maio e contou ainda com Alejandro Fernández e Jaime Camil no elenco. Assim como esses, Lucero também contribiu para sua trilha sonora, interpretando a canção "Quédate En Mí". Além do filme, Lucero também volta a televisão com a novela Alborada, ao lado de Fernando Colunga. Sua interpretação foi bastante aclamada, rendendo a Lucero o Emmy Latino, o Prêmio Bravo, a Palma de Oro e o TVyNovelas de "Melhor Atriz".


Lucero no filme Zapata: El Sueño del Héroe e com Colunga na novela Alborada


Em 2006, Lucero lança seu 18º álbum intitulado como Quiéreme Tal Como Soy. O álbum seria um tributo ao produtor e compositor Rafael Pérez Botija, que trabalhou em parceria com a artista por muitos anos. Quiéreme Tal Como Soy é constituídos por regravações de sucessos anteriores de Lucero que foram escritas por Botija.34 Pelo álbum, a artista foi indicada ao Prêmio Orgullosamente Latino nas categorias "Melhor Cantora" e "Melhor Álbum Latino" e ao Prêmio Lunas del Auditorio na categoria "Melhor Balada". Em Novembro, Lucero é escolhida para apresentar pela primeira vez o Grammy Latino, ao lado de Victor Manuelle.35 Em 2007, em comemoração aos 27 anos de carreira, Lucero realiza uma apresentação no Auditório Nacional, tendo como base seu último álbum de estúdio. En Vivo Auditorio Nacional foi realizado em 25 de Março e lançado em 26 de Setembro do mesmo ano. Em Novembro, Lucero é escolhida pela segunda vez para apresentar o Grammy Latino, desta vez ao lado de Eugenio Derbez.

Em 2008, após três anos afastada das novelas, Lucero volta à televisão com Mañana Es Para Siempre, interpretando a antagonista da trama. Sua interpretação na novela rendeu o Prêmio ACE de "Melhor Atriz Coadjuvante", o Prêmio People en Español de "Melhor Vilã"40 e a indicação ao Prêmio TVyNovelas de "Melhor Atriz".No Brasil, a trama foi exibida pela CNT entre 2009 e 2010.


Como Barbara Greco vilã de Amanhã é Para Sempre




2010–presente: Retorno ao cenário musical e saída da Televisa


Em 2010, Lucero volta a protagonizar uma novela com Soy Tu Dueña, novamente ao lado de Fernando Colunga e Gabriela Spanic. Paralelo às gravações da novela, a artista também trabalhou em seu novo álbum após quatro anos sem lançar um novo material. Indispensable, seu 19º álbum de estúdio e o primeiro a ser lançado pela Universal Music, representa a tentativa de Lucero de se inovar apresentando um repertório totalmente diferente em comparação aos seus álbuns anteriores. O álbum foi produzido por César Lemos e Ric Wake, que já produziu anteriormente álbuns de Mariah Carey, Celine Dion e Jennifer Lopez. Com um estilo mais pop e atual, Lucero declarou que Indispensable seria uma forma de atrair o público jovem. O álbum fez Lucero voltar a Billboard após 12 anos, estreando na Billboard 200 em 172ª posição, a terceira na Latin Pop Albums e a quarta na Top Latin Albums. No mesmo ano, Lucero apresenta pela terceira vez o Grammy Latino, novamente ao lado de Eugenio Derbez.


Como Valentina em Soy Tu Dueña em 2010

Em 2011, por seu trabalho em Soy Tu Dueña, Lucero ganha Prêmio ACE de "Melhor Atriz". No meio do ano, Lucero participa como jurada do reality La Voz... México e em Setembro, lança seu vigésimo álbum e também o sétimo do gênero mariachi com Mi Secreto de Amor, fazendo a artista voltar ao Billboard Regional Mexican Albums, alcançando a 20ª posição. Na Top Latin Albums, alcançou a 43ª posição. Em Novembro, a artista apresenta pela quarta vez o Grammy Latino.

Em Fevereiro de 2012, Lucero volta à televisão protagonizando a novela Por Ella... Soy Eva, novamente ao lado do ator Jaime Camil. A artista contribuiu para sua trilha sonora compondo e gravando a canção "No Me Dejes Ir", tema de seu personagem, porém, ela não foi incluída no álbum da novela que somente foi gravado por Camil. No Brasil, a trama foi exibida de Dezembro de 2013 a Maio de 2014 pelo SBT no período da tardee sua exibição fez com que Lucero gravasse a versão em português de "No Me Dejes Ir". Esta versão foi lançada em 17 de Junho de 2014, em download digital pelo iTunes, quase um mês após o término da exibição da trama no país. Em Maio, Lucero em parceria com Joan Sebastian, lança o álbum Un Lu*Jo constituída por músicas rancheras.54 Todas as canções do álbum foram escritas por Sebastian, sendo algumas interpretadas somente por Lucero e outras interpretadas em parceria com Sebastian. Em Outubro, alguns dias após o término de Por Ella... Soy Eva, Lucero volta a se apresentar no Auditório Nacional em comemoração aos seus 32 anos de carreira e em Novembro, a artista ganha o Prêmio People en Español nas categorias "Estrela do Ano" e "Melhor Atriz", pelo seu trabalho em Por Ella... Soy Eva.57 Em Dezembro, participa da primeira edição do Teletón USA, transmitido pela emissora Univisión.


Em 2012 volta a se encontrar com Camil em Por Ela Sou Eva

No início de 2013, Lucero recebe o Prêmio TVyNovelas por sua trajetória e começa também a trabalhar para o lançamento de seu terceiro álbum ao vivo, En Concierto. Para este projeto, Lucero escreveu e gravou duas canções inéditas, "No Pudiste Amar Así" e "Te Deseo lo Mejor". O álbum foi lançado em Novembro em CD e DVD e a referida apresentação é a que foi realizada em Outubro de 2012. Ainda em Novembro, seguindo com a divulgação do álbum, Lucero apresenta pela quinta vez o Grammy Latino e em Dezembro, apresenta a segunda edição do Teletón USA.

Em 14 de Março de 2014, foi anunciado que Lucero estaria cogitada para interpretar a antagonista da trama La Malquerida que estrearia em Junho, porém, isso não foi concretizado. Muito se especulou que a artista e a produção da novela não teriam chegado a um acordo referente ao salário, mas de acordo com o programa Todo Para la Mujer, a artista foi descartada por um grupo de discussão.Nos dias 16 e 17 de Maio, após alguns meses afastada dos holofotes, Lucero reaparece como apresentadora do Teletón de El Salvador pela primeira vez, juntamente com o apresentador também mexicano Adal Ramones e personalidades de outros países. No mês de Junho, aproveitando sua passagem pelo Teletón de El Salvador, a artista acabou sendo convocada para também participar da edição de Guatemala. Em 15 de Julho, de surpresa foi anunciado que Lucero rompeu seu contrato com a Televisa, após 34 anos na casa, para ser apresentadora de um reality show intitulado Yo Soy el Artista, pela emissora americana Telemundo. A notícia causou grande rebuliço na imprensa mexicana, tendo surgido várias especulações em torno da saída da artista da emissora que a lançou há 34 anos. Por outro lado, a artista somente declarou que seu contrato com a Televisa era por obra, assim como será com a Telemundo. De acordo com uma nota da revista TVNotas, Telemundo estaria sondando Lucero desde Dezembro de 2013, porém a artista não tinha aceitado pela primeira vez por receio de que os diretores da Televisa soubessem da proposta da concorrente. Lucero somente aceitou o convite depois de se inteirar que a emissora não teria por enquanto nenhum projeto reservado a ela. Sua estréia oficial na emissora foi em 21 de Agosto durante a terceira edição Prêmio Tu Mundo e no dia 14 de Setembro, com o programa Yo Soy el Artista. No dia seguinte à estréia do reality, em razão à comemoração da Independência do México, Lucero se apresenta no estádio Zócalo ao lado de outros artistas mexicanos como Belinda, Reik, Joan Sebástian e Maribel Guardia.


Em 2013 no reality show Yo Soy El Artista na Telemundo

No dia 25 de Setembro, Lucero anuncia seu 22º álbum de estúdio, chamado Aquí Estoy.84 85 86 O álbum é constituído por canções pop e ranchera e são regravações de alguns sucessos da cantora mexicana Ana Gabriel.87 88 Foi lançado primeiramente em 14 de Novembro de 2014 somente no México e em 18 de Novembro em outros países. O álbum estreou na Billboard Top Latin Albums alcançando a nona posição89 e na Billboard Latin Pop Albums, a quarta posição.90

Em 12 de Dezembro, após o fim do programa Yo Soy el Artista, Lucero participa do anual evento mexicano Mañanitas a la Virgen, em que artistas do país cantam e fazem homenagens a Virgem de Guadalupe.91

Vida pessoal:

Relacionamentos

Lucero conheceu o também ator e cantor mexicano Manuel Mijares durante as filmagens de Escápate Conmigo em 1987, em que os dois foram os protagonistas. Dez anos depois, eles se casaram na Capela de Las Vizcaínas. O casamento foi televisionado pela Televisa na América Latina e EUA.92 A cobertura do evento obteve uma das maiores audiências da televisão mexicana e foi considerado o casamento do ano de 1997.92 O casal teve dois filhos: José Emanuel (nascido em Novembro de 2001) e Lucero (nascida em Fevereiro de 2005).94 Em 2011, Lucero e Mijares anunciaram a separação. Atualmente, Lucero mantêm um relacionamento com o empresário mexicano Michel Kuri.

Lucero e Mijares de quem se separou em 2011 e com Michel Kuri seu atual namorado.



A cantora com seus filhos José Emanuel e Lucero


Filantropia:
Desde 1997, com o lançamento da campanha Teleton no México, Lucero acabou se tornando a principal embaixadora e imagem da campanha no país, em que ajuda no tratamento de crianças com distrofia muscular.97 A artista apresentou o evento entre 1997 a 2002, e novamente em 2010. Entre 2003 a 2009 e em 2014, a artista teve sua participação reduzida por conta de polêmicas e saída da Televisa, emissora que transmite o evento.98 99 Além do México, Lucero também acabou apresentando as edições dos EUA e de Guatemala. Seu compromisso com a causa não se limitava só com as apresentações dos eventos anuais. Lucero acompanhava também os resultados e projetos sociais realizados com o dinheiro arrecado. Além da edição mexicana, Lucero também apresentou as edições dos EUA,62 El Salvador68 e Guatemala.74

Polêmicas:
Em 2003, após o término da 100ª e última apresentação da peça Regina em que Lucero era a protagonista, um grupo de jornalistas que estavam presentes se envolveu em um tumulto e chegou a ser ameaçado por um dos guarda-costas da artista com uma arma.100 101 102 No dia seguinte, Lucero promoveu uma coletiva para justificar o ocorrido e acabou defendendo a atitude de seu guarda-costas, aproveitando para criticar a imprensa mexicana.100 101 103 104 Com isso, além de seu guarda-costas ter sido processado, a artista foi duramente criticada e também retirada do posto de apresentadora principal do Teletón México, função que exercia desde sua primeira edição, em 1997.102 104 105 106

Em 2008, Lucero acabou processando a gravadora Universal Music por não ter pago desde 1998, seus direitos de vendas de coletâneas lançadas durante quatorze anos pela gravadora em parceira com Melody Records, empresa que Lucero tinha permanecido entre 1988 e 1998 e que atualmente pertence a Universal. Além disso, a artista alegou uso indevido de sua imagem com os lançamentos dessas coletâneas pela gravadora.107

Em 2011, quando era jurada do La Voz... México, foi descoberto que os participantes escolhidos pela artista eram já todos conhecidos pela mesma.101 Além disso, um deles chamado Gabriel Navarro já vinha sendo representado pela mãe de Lucero desde 2002, com o lançamento de seu álbum Blanco o Negro e pela gravação de um dueto com a artista.108

No dia 7 de Janeiro de 2014, a revista TVNotas acabou divulgando várias fotos pessoais de Lucero junto com Michel Kuri e seus dois filhos praticando caça na Espanha. Com as fotos divulgadas, Lucero acabou repudiando a atitude da revista dizendo que molestava o fato de ter exposta a sua vida pessoal. Em decorrência do caso, Lucero acabou sendo bastante recriminada nas redes sociais, além de sofrer críticas de ambientalistas. A artista também acabou perdendo o seu contrato com a Pantene, em que era sua garota propaganda desde 2011, além da empresa ter retirado todos os seus anúncios com a imagem da artista pelo México.  A empresa justificou a atitude, alegando que a artista não faria mais parte da campanha simplesmente devido ao término do seu contrato, e não pela repercussão do caso. Também foi colocada em risco a sua quarta participação no Festival de Viña del Mar (a última foi em 2001), em que realizaria uma apresentação e faria parte da comissão de jurados.  A prefeita de Viña del Mar, Virginia Reginato, declarou que ficou surpreendida com a notícia e que apoiaria a exclusão da presença da artista no festival por este ser um evento artístico onde se expressa o melhor do ser humano e transmite a paz e harmonia.  No dia 11 de Janeiro, Lucero acabou cancelando sua participação no festival, alegando que tomou essa decisão por sua própria segurança. Em Fevereiro, Lucero foi escolhida para ser "queimada" na fogueira durante o carnaval de Mazatlán, por ser considerada uma pessoa de duas caras para a sociedade Em Março, Lucero foi descartada para interpretar a antagonista da trama La Malquerida por um grupo de discussão, devido a má repercussão do caso,67 além de ter sido cancelada a exibição de uma entrevista que a artista daria ao programa El Gordo y La Flaca.  No dia 26 de Abril, foi confirmado que Lucero apresentaria o Teletón de El Salvador nos dias 16 e 17 de Maio. Muito se especulou que seria uma iniciativa da própria Televisa de limpar a imagem da artista.

De acordo com uma nota da revista TVyNovelas de Agosto de 2014, a entrada de Lucero à emissora Telemundo em Julho, dependeram de várias exigências da artista.127 128 A mais polêmica foi que não renovassem o contrato da cantora Paulina Rubio, que trabalhava na emissora como jurada do reality La Voz Kids, alegando que queria ser a única estrela máxima do canal. Rubio já estava confirmada como jurada da segunda temporada do programa, porém por conta de Lucero, a emissora voltou atrás. Além disso, a nota constatou que Lucero exigiu um salário de 1,5 milhão de dólares, duas suítes e carros de luxo, e voos de primeira classe.


Fonte: Wikipédia





Marimar





Hoje vou falar da primeira novela com tema mais adulto que vi. Marimar foi a primeira novela da trilogia das Marias e da Thalía que vi. E sem sombra de dúvidas é a minha preferida tanto das três Marias como as que a Thalía já fez.

Marimar foi uma telenovela mexicana produzida pela Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas de 31 de janeiro de 1994 à 26 de agosto de 1994 em 150 capítulos.

A história original é de Inés Rodena, La indomable, de 1974, adaptada por Carlos Romero Villareal. Juan Antonio Sagredo e Gabriela Lozano cuidaram da cenografia e ambientação. O chefe de produção foi Izamary Mendoza, a edição ficou a cargo de Alberto Rodríguez e a direção de câmeras por Carlos Guerra Villarreal.

A trama é protagonizada por Thalia e Eduardo Capetillo e antagonizada por Chantal Andere, Amairani e Guillermo García Cantú. René Muñoz, Luis Gatica, Ricardo Blume, Julia Marichal, Alfonso Iturralde, Nicky Mondellini, Frances Ondiviela e Marcelo Buquet interpretam os demais papeis principais.

Teve gravações feitas em Iztapa e Zihuatanejo no México. O tema musical da novela foi gravado pela própria Thalía, no CD homônimo, com letra de Viviana Pimnstein.

Foi exibida no Brasil pelo SBT, de 21 de novembro de 1996 a 18 de fevereiro de 1997.

Marimar é a segunda telenovela da Trilogía de las Marías, a qual foi iniciada em 1992 com María Mercedes e finalizada por María la del Barrio, de 1996. Estas telenovelas têm em comum o fato de terem sido protagonizadas pela cantora e atriz mexicana Ariadna Thalía Sodi Miranda, mais conhecida simplesmente por Thalía, onde ela interpreta uma moça muito pobre e ignorante, de nome Maria. Outros pontos em comum são o de serem remakes de produções venezuelanas das décadas de 1970 e 1980 escritas pela cubana Inés Rodena (1905-1985), que baseou-se em radionovelas anteriormente escritas por ela, e de contarem com a produção de Beatriz Sheridan e de Valentín Pimstein.



Marimar é uma jovem muito humilde que vive em San Martin da Costa, um pequeno povoado de pescadores junto ao mar. Marimar é simples, analfabeta, trabalha o dia todo com atividades relacionadas a pesca, usa roupas simples e é inocente, ela vê sua vida mudar quando conhece Sérgio, filho de um rico fazendeiro. Sergio Santebañes é filho único de uma renomada família de San Martin da Costa. Seu único sonho é receber a herança deixada pela sua mãe, a fazenda Santibañes. A vida desses jovens se cruzam em uma complicada história de amor e vingança.




Ignorante e selvagem, Marimar nunca pôde estudar, mora junto a seus avós e seu fiel cachorro "Pulguento" numa choupana à beira mar. Ela nunca conheceu o pai e sofre por isso. Sua mãe morreu quando ela era bem pequena e ela nem se lembra muito bem da mãe. Quando Marimar conhece Sérgio se apaixona perdidamente. Sua madrasta Angélica vive a humilhando por causa de sua inocência e por ser muito pobre. Sérgio, para se vingar do pai e da madrasta Angélica, passa a seduzir a jovem, que acredita em suas falsas promessas, se casa com ela apenas para ter a herança, pois ele quer é usá-la somente. Ele a leva para viver na luxuosa e cara fazenda Santibañes e seu pai e madrasta sentem raiva de Marimar e vergonha, por ela não saber se comportar direito. Irada, Angélica não poupa maldades para com a jovem recém casada, a fazendo de empregada e a humilhando de todas as formas. Marimar passa a ser infeliz no casamento e até apanha do marido. Sérgio a abandona e vai para a capital para cumprir o seu contrato de jogador de futebol e curtir a vida como solteiro, a prometendo que iria busca-la para morar com ele na capital. Enquanto isso, a vida dela se torna um inferno nas mãos de Angélica. Desamparada, a jovem descobre que é acusada de roubo por Angélica e acaba sendo presa. Na prisão Marimar começa a sofrer horrores e descobre que está sozinha no mundo, pois Angélica manda o capataz Nicanor queimar a choupana aonde moravam seus avós, que morrem carbonizados.



Quando Marimar sai da prisão onde sofreu muito, meses depois, parte para a capital e lá descobre estar esperando um filho de Sérgio. Na cidade grande, a jovem começa a trabalhar na casa do rico Gustavo Aldama, para sustentar seu filho, pois tem certeza que será mãe solteira e analfabeta e nem terá condição de dar uma vida boa ao filho ou filha que virá. Gustavo Aldama tem uma admiração muito forte por Marimar e com isso decide alfabetiza-la, tem aulas de etiqueta, idioma e boas maneiras e se transforma em uma dama da sociedade, muito rica e poderosa, assumindo uma nova identidade, Bella Aldama, seu nome a quem se apresenta socialmente.


Tia Esperança através de uma certidão de nascimento descobre que aquela jovem era a filha que Gustavo a tanto tempo procurava. Bella Aldama começa a trabalhar no Clube Vale Encantado, onde seus piores inimigos são Brenda e Bernardo Duarte. Bella é pressionada por Duarte por causa de sua verdadeira identidade e decide dizer a verdade, que seu pai é Gustavo Aldama. Com isso, seu pai sofre um ataque cardíaco, chegando a ficar internado no hospital, onde falece dias depois, deixando toda a sua herança para sua filha.





Muitos anos se passam, e Bella cria sozinha a filha que teve com Sérgio, que a essa altura, está rico e poderoso, vivendo como solteiro. Ela é uma mulher muito chique e fina, mas nunca mais teve homem nenhum e tem más lembranças de seu passado e até hoje odeia a família Santibañes e quer vingança. Um dia, por acaso, ela reencontra Sérgio e seu único objetivo é vingar-se dele e de sua família, principalmente Angélica que tanto a humilhou. Um dia, Angélica fica sabendo por Sérgio de que Bella Aldama na verdade era a Marimar e também tenta ficar longe dela por que ela sabe que ela quer se vingar dela, e que não vai perdoa-la por todo mal que ela fez, quando a moça era pobre. Um dia, Marimar acaba se vingando de Angélica fazendo ela tirar as promissórias da fazenda da lama com os dentes e para encerrar sua vingança a rica herdeira usa todo o seu dinheiro e influência para ficar com a fazenda Santibañes e jogar isso na cara de Sérgio. Ela passa a humilhá-lo e desprezá-lo. Ele fica na miséria e passa a ser empregado da poderosa Bella Aldama. O tempo passa e Sérgio descobre a filha que os dois tiveram e, arrependido pelo abandono, tenta reconquistar a doce e pura Marimar que ainda vive no coração da poderosa e arrogante Bella Aldama.




Angélica sofre um terrível acidente de carro e sofre queimaduras graves em seu leito de morte ela pede a Renato que ele se vingue de Marimar no lugar dela, e assim Angélica acaba morrendo. Marimar acaba sabendo de que Sérgio vai se casar com Inocência, então ela vai até o casamento para fazer um escândalo dizendo que Sérgio está se casando com Inocência por causa do dinheiro, e depois do escândalo Marimar é expulsa. Semanas depois, Inocência descobre que Sérgio secretamente é apaixonado pela rival e que quer se reconciliar com ela. Inocência sabendo que isso ia acontecer, tenta faze-la ficar longe de Sérgio. Inocência descobre de que tem um tumor no cérebro e depois de se recuperar ela pede perdão a Marimar e deixa o caminho livre para Sérgio. Depois desses acontecimentos, Sérgio e Marimar se reconciliam, e se casam na igreja.



Depois postarei uma comparação entre Marimar e Coração Indomável a mais recente versão de Marimar.

Fonte: Wikipédia 





Eduardo Capetillo, o eterno Sergio de Marimar.




Desde que o vi em Marimar foi paixão a primeira vista tanto que hoje decidi falar um pouco da carreira deste ator e cantor (que só descobri ser cantor quando fui fazer a pesquisa para este post) que admiro.

Eduardo Capetillo Gálvez nasceu na Cidade do México em 13 de abril de 1970, é um ator e cantor mexicano, seu pai é mexicano e sua mãe espanhola. Pertence à família Capetillo, que têm uma longa tradição de toureiros. Seu meio irmão é o ator Guillermo Capetillo.
Ainda muito jovem, ele participou em diversos cursos de formação com a atriz Martha Zabaleta, e alguns cursos de jazz no centro de formação da Televisa. Sua carreira começou quando ele ganhou o Festival Juguemos a Cantar, que ganhou o segundo lugar com a música Mi grupo toca Rock lançada, mas tarde pela Orfeón Records.
Em 1986, Eduardo Capetillo se juntou ao grupo Timbiriche, ocupando o lugar de Benny Ibarra. Teve sucesso com o álbum Rock Show, que corresponde a gravação do álbum Timbiriche VI, e participou dos bem sucedidos anos no grupo com os álbuns Timbiriche VII,  VIII, e do álbum Timbiriche lx. Em sua participação no grupo teve algumas músicas solos e se tornou muito popular com essas canções, por exemplo: No seas tan cruel, Todo Cambia, Con todos menos conmigo com turnês no México e alguns países latino-americanos. Apresentações do grupo fez com Alix Bauer, Diego Schoening, Mariana Garza, Paulina Rubio, Thalia, Edith Marquez, Erik Rubín e um curto período de tempo com Sasha Sokol e Bibi Gaytán
Na época do grupo Timbiriche que ficou de 1986 á 1989.
Em 1989, Capetillo deixou o grupo e começou sua carreira solo e foi substituído por Claudio Bermúdez. Em 1991 vendeu mais de um milhão de cópias do álbum de cinco músicas, trilha sonora da novela Alcanzar una estrella.
1. Com a atriz Mariana Garza com quem protagonizou Alcanzar Una Estrella; 2. Disco da novela Alcanzar Una Estrella; 
Nesse mesmo ano ele lançou seu álbum, Dame Una Noche. Em 1992 como ator voltou em outra novela, Baila conmigo, e como cantor lançou seu segundo álbum, Aquí Estoy.
1. Em 91 lança seu primeiro CD solo Dame Una Noche; 2. O ator em Baila Conmigo com Bibi Gaytán quem seria sua futura esposa mais tarde; 3. CD da novela Baila Conmigo; 4. Em 92 lança seu segundo CD solo denominado Aqui Estoy;
Mais tarde lançou um novo álbum, Piel Ajena em 1995, o ator e cantor teve que conciliar a carreira musical com as telenovelas.
Capa e contra capa do CD Piel Ajena de 1995.
Participou na versão teatral de Grease ou em espanhol Vasilina gravado sua primeira telenovela em 1983, Martín Garatuza. Ele se tornou um ídolo no mundo latino com títulos graças à Marimar com Thalia, que foi vista em mais de 150 países, que puderam ver um Capetillo mais sexy em jeans apertados onde todas as mulheres que viam ficavam delirantes, ou em Canción De Amor, Camila e El secreto, no qual ele e a atriz Yadhira Carrillo foram os únicos atores mexicanos de um cast espanhol.
1. Marimar na qual as mulheres iam ao delírio só por vê-lo com jeans apertados; 2. Contra capa do CD da novela Canción de Amor; 3. Novela Camila na qual fez par romântico com a mulher Bibi Gaytán; 4. Na série El Secreto com Yadhira Carrillo na qual eram os únicos mexicanos no meio de um elenco totalmente espanhol.
                                                                                                                                                                                                  Sem dúvida graças à série El secredo, o bonitão Eduardo Capetillo estava de volta na gravação do novo álbum com Horus-Muxxic, em vários estúdios do México e da Espanha, e com uma produção dirigida por seu cunhado Chacho Gaytan. Em 2003 interpretou uma das músicas da telenovela Bajo la misma piel.
Capa e contra capa do CD El Secreto produzido pelo cunhado Chacho Gaytán.
Capetillo é casado com a atriz e cantora Bibi Gaytán, sua antiga companheira de Timbiriche, com quem tem seus cinco filhos. Amy, la niña de la mochila azul a telenovela em que ele estava foi exibida em 2004.
1. Família Capetillo; 2. Em 2014 dão uma exclusiva para a Revista Hola México apresentando os gêmeos. Os mais novos integrantes da família; 3. Lalo na novela Amy la Niña de la Mochila Azul de 2004;
Sua última telenovela é Peregrina, uma história de uma menina de 18 anos de circo que descobre a sua verdadeira família.
Em Pelegrina com Africa Zavavala.
Em 2008 participa na telenovela Fuego en la sangre e Pedro Reyes. Em 2012 se transfere para a Tv Azteca para ser protagonista da novela La Otra Cara Del Alma ao lado de Gabriela Spanic e Michelle Vieth.
1. Em Fuego En La Sangre com seu chara Eduardo Iñañez; 2. Com Gaby Spanic em La Otra Cara de Alma; 3. Também com Spanic em Soy Tu Dueña; 4. Com Mariana Ríos em La Madrastra;
Curiosidade: Atualmente seu irmão Guillermo pode ser visto como o padre Juan em Lo Imperdonable transmitida pela Televisa. 



Maria Mercedes





María Mercedes foi uma telenovela mexicana produzida pela Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas de 14 de setembro de 1992 à 8 de janeiro de 1993.
É um remake da telenovela mexicana Rina, que por sua vez é baseada na história original da radionovela Enamorada, de Inés Rodena.
Gravada pela Televisa, foi a primeira novela da denominada "Trilogia das Marias" que conta também com as novelas Marimar e María la del Barrio, todas estreladas pela cantora Thalía.

O tema musical, cantado por Thalía, leva o título da novela e foi incluído no disco Love.
Contou com as atuações de Thalía e Arturo Peniche como protagonistas e Laura Zapata como antagonista principal. Destaque também para Karla Álvarez, Roberto Ballesteros, Nicky Mondellini e Gabriela Goldsmith.
1. Arturo Penichra era Joge Luis o mocinho que era dominado pela mãe. 2. Thalia era Maria Mecedes mocinha humilde que depois de se casar com Santiago herda toda sua herança. 3. Laura Zapata era Malvina a mãe interesseira e dominadora de Jorge Luis e Dina.

1. Roberto Ballestero era o mordomo Aurélio. 2. Gabriela Goldsmith era Magnolia. 3. Nicky Mondellini era Miriam. 3. Karla Álvarez era Rosario. 


Foi exibida no Brasil, pelo SBT, entre 12 de agosto e 20 de novembro de 1996 em 87 capítulos.

María Mercedes é a primeira telenovela da Trilogía de las Marías, a qual foi iniciada em 1992 e sequenciada por Marimar, de 1994 e María la del Barrio, de 1995. Estas telenovelas têm em comum o fato de terem sido protagonizadas pela cantora e atriz mexicana Ariadna Thalía Sodi Miranda, mais conhecida simplesmente por Thalía, onde ela interpreta uma moça muito pobre e ignorante, de nome Maria. Outros pontos em comum são o de serem remakes de produções venezuelanas das décadas de 1970 e 1980 escritas pela cubana Inés Rodena (1905-1985), que se baseou em radionovelas anteriormente escritas por ela, e de contarem com a produção de Beatriz Sheridan e de Valentín Pimstein.

Santiago del Olmo (Fernando Ciangherotti), primo de Jorge Luís (Arturo Peniche), está muito doente e sabe que ele está morrendo. Uma manhã, quando ele está no jardim, ele vê Maria Mercedes (Thalía) vendendo bilhetes de loteria na rua. Ele surge com a ideia de se casar com ela só para perturbar Malvina (Laura Zapata), após a sua morte como uma vingança pessoal. Ele ganha sua confiança e amizade e a propõe casamento. Esta, depois de hesitar, aceita.

Apesar de tudo Maria necessitava, pois sustentava todos de sua família, de seus irmãos até seu pai, um alcoólatra. Para sustenta-los vendia bilhetes de loteria a flores, além de se fantasiar de palhaça para conseguir mais dinheiro.


Quando Santiago morre, Maria tornou-se a herdeira de toda sua fortuna, fazendo a ira de Malvina queimar mais forte. Segundo a sua vontade, Malvina, seu filho Jorge Luís e sua filha Dina devem viver ali, embora eles não herdarão nada. Jorge Luís é um homem triste desde o assassinato de sua noiva, no dia de seu casamento. A jovem Dina (Carmen Amezcua) era uma mulher muito religiosa que tinha medo de quase tudo, especialmente da mãe.
Depois que Maria se muda para o seu novo lar, ela se apaixona pelo filho de Malvina, Jorge Luis del Olmo, que é fraco contra a vontade de sua mãe e sempre faz o que ela quer.
Malvina torna a missão da sua vida perturbar Maria Mercedes. Quando ela descobre que Maria ama seu filho, ela o obriga a casar com Maria, a fim de obter o dinheiro de volta. Ela tem planos de que, após algumas semanas ele poderia fazê-la dar-lhe todo o controle sobre a fortuna e que depois iria se divorciar.


Em um casamento cívil Jorge Luis e Maria se casam, mas eles não partilham um quarto nem vivem como um casal tradicional. Com o tempo, Jorge Luis começa a desenvolver um verdadeiro e profundo amor por Maria. Por outro lado, Maria tem uma outra inimiga, Miriam (Nicky Mondellini) uma egoísta mulher. Ela costumava ser namorada de Jorge Luis, mas depois o deixou inconsolável para casar com um homem rico, Sebastian Ordoñez (Luis Gimeno). Ela percebe que ainda ama Jorge Luis e fica furiosa ao saber que ele é casado e sente amor por Maria. Ela promete que irá ter Jorge Luis de volta e começa a ajudar Malvina a se livrar da "Bilheteira".
Maria conhece Magnólia (Gabriela Goldsmith), uma bonita, rica e sofisticada mulher que é sua verdadeira mãe. Magnólia já é casada e tem outro filho, mas ela lamenta profundamente ter deixado seus filhos. Ela ganha a confiança da Maria e começa a ajudar suas filhas e filhos, especialmente Guilherme que está na prisão, e é o único que a reconhece. Sua verdadeira identidade permanece um segredo para Maria e os outros irmãos, Rosário (Karla Álvarez) e André, e todas as coisas que ela faz para eles tem que ser escondido do seu novo marido, Rodolfo (Jaime Moreno), um arquiteto que é chefe de Rosário e também é um amigo da família de Jorge.
Magnólia ensina a Maria boas maneiras e formas de seduzir o marido. Após uma festa dada por Mirian na casa de seu marido, Sebastian, onde uma parte da alta classe está presente, ele tenta seduzir Maria, mas Jorge Luis movido pelo ciúme e pela visão da bela e do bem-vestida Maria, finalmente começa a se render aos seus encantos, e eles dormem juntos. Logo Maria descobre que ela está grávida.


Ela e Jorge Luis partem em uma viagem de férias que se torna terrível por causa da intervenção de ambas, Malvina e Miriam que pagam para um salva-vidas local, seduzir Maria. Jorge Luis acredita na mentira e pede o divórcio para Maria, logo que chegam de volta à Cidade do México.
No entanto, Malvina tem outros planos. Ela tenta conduzir Maria para um sanatório com a ajuda de Cordélio (Roberto Ballesteros), o mordomo, e colocá-la em um sanatório. Maria consegue fugir e se esconde da polícia na casa da Dona Filo, uma boa amiga dela nos anos de pobreza, até Jorge Luis pedir a polícia para não procurar mais.

Com Cordélio como seu aliado, Malvina tenta matar Maria, mas todos falham. Malvina percebe a influência de Magnólia e começa a se perguntar se ela poderia ser a mãe de Maria. Ela diz isto para o seu novo marido, Rodolfo que por sua vez vai para a antiga casa de Maria, onde Rosário e André ainda vivem e pede para ver uma foto de sua mãe. Ele reconhece sua esposa de uma só vez e depois de confronta-la, discutir com ela. Magnólia, no entanto, disse que sobreviveu por ajudar uma francesa que uma vez reconhecendo o seu talento á empurrou para suas ambições, então ela já havia escolhido a sua carreira abdicando de sua família.
Longe de Maria, Jorge Luis percebe que seu sentimento por ela cresceu tão forte, que ele não pode mais viver sem ela. Ele pede perdão, e ela retorna à casa onde vivem como um verdadeiro casal.
Nove meses depois Maria dá luz gêmeas, uma das quais morre alguns dias depois. Jorge Luis põe um fim as boas intenções da Miriam após tentativas de prendê-lo com uma falsa gravidez . Quando ele descobre que sua mãe ainda odeia Maria, ele decide que é hora de deixar a mãe e seguir a sua família com Maria. Ele trabalha pela primeira vez contra o desejo da sua mãe. Malvina fica louca e se veste como Maria, na sua pobreza corre para a rua onde Maria começou a vender bilhetes de loteria e limpar para-brisas de carros. Ela é capturada e colocado em um sanatório.
Magnólia diz a verdade a seus filhos. Maria é a primeira chocada com esta revelação, mas o esquece seu ressentimento, e aceita sua mãe com amor. Rosário é, no entanto, desgostosa e preenchida com rancor, uma situação que permanece também com o seu antigo patrão Rodolfo, mas ele concorda em aceitá-los como seu com o tempo. Com isso, as irmãs podem fazer a pazes, e Rosário finalmente aceita a corte de Ricardo (Rafael del Villar), um jovem amigo de Jorge Luis, sem qualquer intervenção de Maria.
No fim Maria e Jorge Luis têm uma cerimônia de casamento em uma grande igreja na Basílica de Guadalupe, com todos os seus amigos e parentes, fechando a cena depois que eles dizem "sim" e por fim a novela termina com um romântico beijo.

Além do papel-título, a atriz e cantora mexicana Thalía também interpreta o tema musical de María Mercedes que foi incluida no CD Love de 1992.

Capa do Cd Love de Thalia.



Em sua exibição original, a trama alcançou uma média de 57.7 pontos, considerada um mega fenômeno.
Em sua primeira exibição, a audiência da trama superava o Ibope das tramas nacionais. Conseguiu terminar com uma média de 16 pontos.
Durante a reprise de María Mercedes, em 2012, sua estreia no dia 23 de julho, garantiu o segundo lugar para a emissora com 7 pontos, enquanto a primeira colocada ficou com 9 e a terceira com 3. Com o decorrer dos capítulos, sua audiência tornou-se inferior ao de sua antecessora María la del Barrio que chegou a alcançar 9 pontos, sua audiência agora oscilava entre 3 e 6 pontos, consideravelmente baixo para o horário. Em sua reta final, conseguiu empatar com a primeira colocada durante alguns minutos. Na média geral obteve 5 pontos, contra 7 de Maria do Bairro. O principal fator para a queda de audiência, foi a reprise do remake Maria Esperança em 2011.


Curiosidades

  • A trama é original de Inés Rodena, e inspirada na telenovela Rina.
  • A atriz protagonista, inicialmente seria Verónica Castro, famosa na época pelos clássicos Los ricos también lloran e Rosa salvaje. Lucero também foi cogitada. No fim, quem acabou ganhando foi Thalía. Muitos diretores da Televisa eram contra pelo fato dela ter vindo do enorme fracasso Luz y sombra.
  • Thalía contracenou com sua irmã Laura Zapata, na novela. Na verdade, foi um pedido de Thalía, que o papel da vilã fosse feito pela sua irmã.
  • No primeiro capítulo da novela a loja (SARES) aparece como loja onde rosário roubou um aparelho eletrônico e a mesma loja era usada na novela La Pícara Soñadora e o mais curioso é que a trama foi produzida um ano antes de Maria Mercedes.
  • Em 2004, a Televisa produziu uma nova versão da trama, chamada Inocente de ti e teve Camila Sodi, Valentino Lanus e Helena Rojo nos papéis principais.
  • Entre 26 de março à 7 de agosto de 2007, o SBT produziu e exibiu a versão brasileira de María Mercedes, Maria Esperança.

 Fonte: Wikipédia







2 comentários:

  1. A novela chispita marcou a minha infância, usava roupas parecidas e tranças por isso recebi o apelido de chispita menina peralta, rs

    ResponderExcluir
  2. Amo novelas mexicanas e a lingua espanhola,das novelas mostradas no blog, a minha preferida é Marimar, mas amo todas .

    ResponderExcluir